Você sabe que o calçado de segurança é o EPI mais utilizado no mundo, né? Quando falamos sobre proteção em construção civil, indústrias ou qualquer outro ambiente que precise de Equipamentos de Proteção Individual, esse apetrecho é extremamente importante, pois são inúmeros acidentes que podem ocorrer, como:
- Queda de algum objeto pesado;
- Risco de cortes e perfuração;
- Queimaduras por produtos químicos.
Com o calçado de segurança, você pode evitar esses e outros riscos na atividade que estiver exercendo.
Dessa forma, sempre fique atento às condições do seu calçado, sua segurança depende das boas condições de uso. O empregador fornece o equipamento de segurança, mas é o funcionário que deve conservá-lo de forma que garanta a eficácia e a durabilidade.
Por ser um equipamento de uso diário, requer uma atenção redobrada no cuidado. Então, separamos algumas dicas para ajudar na manutenção do seu calçado de segurança.
Saiba como cuidar do seu calçado de segurança
Limpeza regulares
Realizar a higienização do seu calçado uma vez por semana é fundamental para uma boa manutenção, além de apresentar uma ótima aparência e alto nível de profissionalismo.
Mas, para realizar a limpeza, certifique-se de qual material é feito. Cada material deve ser lavado de forma diferente para não danificar. E não se esqueça: a secagem deve ocorrer de forma natural em locais arejados.
Intercale o uso do calçado de segurança
Não use o mesmo calçado todos os dias, pois pode surgir bactérias, fungos e mau cheiro. Para isso, indicamos que tenha dois pares e que alterne a cada 24 horas, dando tempo para que o suor evapore. Caso não haja essa possibilidade, você pode prevenir intercalando palmilhas secas e limpas. Além de conservar o calçado, você mantém a saúde dos seus pés também.
Meias
Não use seu calçado sem meias ou meiões. Seu pé transpira durante o dia e o contato do suor com o material do calçado por um longo período de tempo pode danificar o material, além de causar bactérias, fungos e mau cheiro. Recomendamos meias de algodão ou meias que tenham boa absorção, assim, o suor não fica acumulado no seu calçado.
Guardar em local arejado e longe do sol
Guarde seu calçado em um local longe do calor e da umidade. O material precisa ser bem conservado para que não estrague a vida útil. Indicamos guardar em local arejado, com circulação de ar para poder respirar e longe do sol, pois evita que o couro fique duro e perca o conforto.
Agora você já sabe como cuidar do seu calçado de segurança, fazendo com que ele tenha uma vida útil mais prolongada.
E ai, gostou do conteúdo?
Aproveite para curtir a página da Loja Stander no Instagram e no Facebook para ficar por dentro de todos os conteúdos incríveis feitos para você. E não deixe de se cadastrar em nossa Newsletter aqui embaixo para receber artigos como este!