Provavelmente você já passou por uma situação como essa e se você ainda não viveu a triste experiência de ter o pneu furado, provavelmente isso ainda vai acontecer com você e precisará estar preparado e saber como trocar o pneu de carro.
Mas não se preocupe, trocar pneu pode ser bem mais fácil se você já conhecer o processo e principalmente se você fizer com segurança por isso, leia esse artigo (ou veja o vídeo) e diga: Pneu furado? Nunca mais.
SEM TEMPO PARA LER? VEJA O VÍDEO!
1. Tenha sempre as ferramentas de emergência por perto!
A grande primeira dica é manter as ferramentas de emergência para uma situação como essa, do contrário você pode estar em sérios apuros sem elas por perto nessa situação.
- Triângulo Sinalizador: para sinalizar que seu carro está parado no acostamento da via para os outros motorista. Extremamente importante para evitar possíveis acidentes.
- Chave de Roda: Para remover o pneu furado e fixar o estepe
- Macaco (Joelho, Hidráulico ou Eletrico): A única maneira de elevar o carro para realizar a troca.
Lembrando que sem essas ferramentas se torna basicamente impossível conseguir realizar a troca, mas com elas por perto é muito fácil: basta seguir os passos abaixo.
2. Busque o melhor terreno e sinalize a via!
Nós não sabemos a hora ou o lugar que o pneu pode furar, então nem sempre estaremos na situação perfeita para a trocar o pneu, mas mesmo assim é importante ficar atento em alguns detalhes.
Antes de realizar a troca, busque por uma rua ou terreno plano e firme! O macaco precisa estar em uma base sólida para conseguir erguer o carro com segurança porque se ele estiver em uma área instável ou inclinada, ele pode não erguer o carro o suficiente ou causar um acidente no pior dos casos.
Então caso esteja em uma ladeira muito inclinada, tente ou peça ajuda e empurre o veículo até um lugar plano. Se o caso for um terreno instável (areia/terra) procure alguma coisa que deixe o terreno plano onde for colocar o macaco, você pode utilizar um pedaço de madeira, por exemplo.
Seu carro está em um lugar plano e instável? Então agora é hora de sinalizar com um triângulo a via em que você está para avisar aos outros motoristas e evitar qualquer acidente. É importante deixar os triângulos alguns metros atrás para que os motoristas tenham tempo de reação.
3. Posicione o estepe de segurança.
Bom, depois de sinalizar está na hora de por a mão na massa. O próximo passo é bem simples mas pode evitar qualquer acidente.
Como estamos falando de elevar muito quilos, é sempre importante estar precavido, por isso posicione o estepe na lateral no vão entre o carro e o chão. Essa dica pode parecer estranha mas é bem útil, ela garante que em ultima instância, se o macaco falhar o pneu pode evitar que o carro vá direto ao chão e ainda evita qualquer possível acidente!
4. Solte os parafusos
Sempre que você precisar trocar o pneu furado, solte e aperte os parafusos apenas no chão. Você provavelmente precisará aplicar muita força precisando até utilizar o pé , ou subir na chave de roda, essa força faz o carro balançar e pode trazer instabilidade se o carro não estiver com as quatro rodas no chão.
Então, solte os parafusos no chão antes de utilizar o macaco para elevar o veículo.
5. Hora de utilizar o Macaco
Chegou o famoso momento de utilizar o macaco e erguer o veículo, nesse passo não importa qual tipo de macaco você está utilizando (garrafa, sanfona, jacaré, joelho ou automático) sempre busque o lugar certo para posicionar o macaco, todo carro tem seu cantinho especial para ser erguido! Isso evita danos ao seu veículo e instabilidade no veículo.
Nós temos um artigo explicando detalhadamente como usar um macaco que com certeza te ajudará a entender melhor como trocar pneu de carro.
6. É hora da troca
Chegou a hora de fazer a mágica: vamos trocar os pneus! Basta retirar os parafusos (que já estão soltos) e na sequência retirar o pneu furado do seu posto.
Nesse momento, antes de colocar o estepe, coloque o pneu murcho no lugar do anterior embaixo do veículo por segurança (assim como no passo 2).
Agora basta encaixar o estepe no veículo e na sequência já colocar os parafusos, mas sem aperta-los, você pode colocar eles com a mão mesmo, apenas para fixar o pneu e deixar ele balanceado.
7. Quase no fim.
Depois de posicionar o estepe no lugar do pneu furado e apertar os seus parafusos, chegou a hora de descer e remover o macaco e na sequência apertar o parafusos.
Nesse passo tente descer o seu veículo da forma mais suave possível para evitar possibilidade de acidentes e danos ao seu carro.
Agora, basta apertar os parafusos que você já tinha posicionado o mais apertado possível. Essa pode ser uma etapa que exige bastante esforço físico, mas é fundamental que você aperte bem os quatro para evitar qualquer problema futuro quando você está dirigindo.
Prontinho, problemas resolvido! Agora você já pode trocar o pneu furado do seu carro de forma rápida e muuuuito segura, sem grandes preocupações!
Esperamos que essa dica tenha sido útil para você, confira o nosso site e continue acompanhando o nosso blog.
Até a próxima!