Condutores elétricos: saiba como identificar de forma simples e segura as cores e funções

condutores-eletricos

Fios e cabos são tipos de condutores elétricos. Mas você sabe qual a diferença entre eles? Nós vamos te explicar! Ambos podem ser fabricados a partir de cobre ou alumínio e, o que os difere é a finalidade para qual são utilizados.

O fio elétrico é composto por um único e espesso filamento. Ele tem uma estrutura pouco flexível e não deve ser dobrado, pois pode facilmente se partir e interromper a corrente elétrica. Já o cabo elétrico, é formado por vários fios entrelaçados, tornando-o muito mais flexível e dificultando o rompimento.

Com a intenção de contribuir com a segurança, facilitar as instalações elétricas e descomplicar a realização de manutenções dos fios elétricos, o sistema de condutores é padronizado por cores, o que ajuda a identificar a função de cada condutor elétrico que compõe uma rede. Esse padrão de cores pode ser diferente de acordo com o país ou região. No Brasil, existe uma norma específica criada pela ABNT: é a NBR-5410, utilizada especificamente para instalações elétricas de baixa tensão.

A padronização é importante!

Com essa padronização fica mais simples identificar a função de cada condutor que faz parte do circuito, afinal, uma instalação elétrica fora do padrão, com condutores em péssimas condições se torna perigosa e dá margem para que acidentes elétricos aconteçam. Para evitar esse tipo de situação, a NBR-5410 em seu item 6.1.5.3, definiu a padronização das cores dos cabos elétricos.

Vale lembrar que a norma não estabelece a obrigatoriedade do uso da tabela de cores para identificar os condutores elétricos, outros métodos podem ser utilizados, como o uso de anilhas com letras, palavras e símbolos, mas a padronização por cores é mais difundida e segura.

O que cada coloração representa?

Com certeza você já deve ter visto em algum filme a cena em que o personagem precisa cortar um fio de determinada cor para desligar uma bomba. Quando falamos de condutores elétricos, podemos facilmente trazer este exemplo para a nossa realidade. Esperamos que você não passe por nenhuma situação parecida como essa, mas para prevenir, trouxemos aqui o significado e a função de cada cor:

  •  Azul claro: condutores neutros com isolação, não possuem tensão elétrica e têm como função fazer a corrente fluir;
  • Verde/verde com amarelo: condutores de proteção, popularmente conhecidos como “fio terra”, têm a função de desviar a corrente elétrica que escapa dos cabos e fios para a terra;
  • Vermelho, preto ou marrom: condutores fase, são aqueles que possuem tensão elétrica (127V ou 220V).

Mas atenção!

Você precisa se lembrar que a eletricidade é um perigo invisível, e que devemos redobrar os cuidados ao trabalhar com ela. Em algumas construções, sobretudo as mais antigas ou com falhas na instalação elétrica podem apresentar cores diferentes, trazendo assim, possíveis riscos para quem for mexer no cabeamento. Por isso, é importantíssimo verificar todas as fontes de informações e fazer testes, como por exemplo:

  • Consultar o diagrama e o mapa elétrico de instalação;
  • Medir a tensão elétrica de cada condutor com o auxílio de um voltímetro (multímetro na escala correta);
  • Utilizar os EPI’s (equipamentos de proteção individual);
  • Desenergizar a instalação ao atuar em manutenções na mesma.

Conhecer todos esses processos e conceitos é muito importante. Porém, para garantir a sua segurança, da sua casa ou empresa, indicamos sempre a presença e o auxílio de um bom profissional.

Gostou do nosso artigo? Para continuar expandindo seu conhecimento leia outros conteúdos do nosso blog e siga a gente nas redes sociais!

 

 


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *