Tarracha: O que é? Para que serve?

Tarraxas para roscas

A tarracha é uma peça de corte essencial para a produção de alta qualidade. É usada para rosquear peças que tenham o formato cilindro e é também conhecida como tarraxa ou cossinete. Garante precisão no corte e roscas limpas com longa duração.

É uma ferramenta de corte exclusiva para realizar roscas externas com um determinado diâmetro de forma manual em pequenas peças, como ponta de eixos, parafusos, vergalhões, tubos e cabos de cobre, alumínio, metal ou pvc, com movimentos circulares em uma direção, sendo esquerda ou direita.

Possui uma forma arredondada, um furo no centro e geralmente são fabricadas em aço rápido (HSS) ou aço carbono.

As tarrachas fabricadas em aço rápido (HSS) são indicadas para realizar serviços em metais mais duros, com alta precisão de corte. Já as fabricadas em aço carbono são indicadas para materiais mais leves, como plástico e pvc, pois possuem pouca resistência.

Tipos de Tarrachas

Você pode encontrar diversos tipos e funções de tarrachas e tudo depende do tipo de trabalho a ser realizado e a aplicação para escolher o modelo certo.

Cada tarracha vem com uma medida e a maioria varia de M3 até o M12. Esse número representa o diâmetro que deve ser encaixado.

Com isso, trabalhos que mexem com instalação de gás ou água com cano galvanizado, é recomendado utilizar a tarracha manual para tubo galvanizado, onde você vai ganhar mais agilidade e desempenho no trabalho.

E, para serviços externos mais pesados, existem as tarrachas elétricas, onde facilita e aumenta a produção.

Além disso, temos:

  • cossinete redondo fechado
  • redondo aberto
  • bipartido

O cossinete redondo fechado serve para peças de tamanhos iguais serem presas. Já o cossinete redondo aberto, é usado para peças que tenham o encaixe diferente. Enquanto o cossinete bipartido é ideal para materiais leves e flexíveis, como o plástico e fabricado com duas placas de aço.

Como fazer a rosca com tarracha?

Quando você precisar realizar algum trabalho em uma peça com rosca na parte externa, sempre usará a tarracha junto com um acessório importantíssimo: porta-cossinete.

Porta Cossinete para abertura de roscas
Ferramenta que auxilia na abertura de roscas externas

Nesse acessório, estará marcado como deve ser colocado a tarracha. Em seguida, é só prendê-la com um parafuso e estará pronto para o trabalho.

Caso queira mais facilidade, um lubrificante ajuda no rosqueamento. Assim, desliza melhor e aumenta a vida útil das ferramentas utilizadas.

  • Selecionar a tarracha com a rosca que deseja
  • Introduzir no porta-cossinete ou cabeçote
  • Girar a tarracha para frente e para trás, sempre limpando o excesso

E lembre-se, os movimentos devem ser suaves e simultâneos.

Por fim, vamos te mostrar as especificações técnicas da tarracha para você conhecer algumas das principais características.

  • Diâmetros da rosca, podendo ser especificado por 1”, M12 ou Nr 8
  • Direção de corte, como esquerdo ou direito
  • Tipos de rosca, sendo BSW, UNC, MF
  • Padrão da rosca, como NPT, BSPP, BSP
  • Passo da rosca, como 8 FPP, 19 FPP ou 56 FPP
  • Diâmetros de haste, 16mm, 38mm ou 65mm.

Portanto, uma forma de estar pronto para qualquer trabalho que precise realizar roscas, é ter um jogo completo de macho e tarracha. Mas não pegue qualquer um, fique de olho nas especificações, como tamanhos e tipos de rosca que fornecem.

E ai, gostou do conteúdo?

Aproveite para curtir a página da Loja Stander no Instagram e no Facebook para ficar por dentro de todos os conteúdos incríveis feitos para você. E não deixe de se cadastrar em nossa Newsletter aqui embaixo para receber artigos como este!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *