Entenda sobre manutenção elétrica preventiva

A segurança de todos: é esse o objetivo básico de qualquer manutenção elétrica. Existem dois tipos de manutenção: preventiva e corretiva. No caso da manutenção preventiva, tem a intenção de prevenir pane elétrica ou mesmo riscos para pessoas. Aqui você conhece os fundamentos desse serviço.

Quem precisa de manutenção elétrica preventiva?

Em princípio, profissionais à frente de espaços com aglomeração de pessoas. Pergunte à diretores de escolas, gerentes de empresas ou síndicos de condomínios, o que acontece após uma falta generalizada de energia elétrica?

Todos vão responder que essa situação traz desconforto, uma vez que eles são torpedeados com queixas por parte de muitos reclamantes. Então, nada mais lógico para eles do que contar com técnicos para uma manutenção preventiva dos sistemas elétricos. Uma vez que você, eletricista, tenha prestado um ótimo serviço, a instituição te chamará para as próximas oportunidades e te recomendará para outras.

O que é analisado na manutenção elétrica preventiva?

O primeiro item a ser checado é a carga elétrica na rede. Se essa carga está em excesso, é recomendado que seja feita uma expansão do sistema. O técnico em manutenção elétrica pode fazer essa checagem realizando uma termografia infravermelha com uma Câmera Térmica.

Termografia Térmica utilizando uma câmera térmica

Esse equipamento é de fácil manuseio e permite enxergar o calor em construções, sendo capaz de detectar sobrecargas e problemas em pontos específicos dos sistemas elétricos.

Verificar a condição atual dos cabeamentos, interruptores e plugues é outra tarefa que não pode faltar. Importante checar se:

  • Os contatos mostram oxidação.
  • Os condutores estão com o isolamento íntegro (se não estão ressecados ou rachados).
  • As emendas dos condutores estão em bom estado.
  • Os componentes estão frouxos, necessitando de reaperto.
  • Um ou mais disjuntor está com problema, fazendo-se a substituição se necessário.
  • Os quadros de luz e os painéis estão em bom estado, bem fixados e com as dobradiças das portas em funcionamento completo.
  • Os equipamentos móveis (quando existirem) estão com suas linhas alimentadoras bem preservadas.

Com qual periodicidade a manutenção elétrica preventiva é feita?

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) lançou a NBR 5410. Ela é uma norma destinada a definir procedimentos técnicos para instalações elétricas de baixa tensão, ou seja, aquelas iguais ou inferiores a 1.000 volts.

Esse documento recomenda prazos para a manutenção de instalações elétricas. Nela recomenda-se que quanto mais complexas forem as instalações elétricas, mais próximas devem ser as manutenções. De maneira geral, recomenda-se que seja feita pelo menos uma manutenção elétrica a cada ano.

Qual a diferença entre manutenção preventiva e corretiva?

manutenção elétrica preventiva

Na manutenção corretiva, o técnico já detectou que toda a instalação elétrica ou parte dela está insegura. Então, a instalação deve ser desenergizada o mais rápido possível. Em seguida, ele faz o reparo.

Já a manutenção preventiva, antecipa-se aos problemas e previne maiores riscos e custos. A longo prazo, as manutenções preventivas tendem a ser mais baratas do que as corretivas.

Como se tornar um técnico em manutenção de instalações elétricas?

O eletricista especializado em manutenção é responsável por prevenir riscos, mas também exerce tarefas diversas. Um técnico deverá estar apto a exercer dentre outras as seguintes tarefas:

  • levantar os custos da mão de obra e dos materiais relacionados com os processos dessa e outros tipos de manutenção.
  • determinar e atualizar os dados técnicos de equipamentos elétricos em arquivos técnicos, especialmente quando trabalha na indústria.
  • analisar propostas técnicas.
  • instalar e configurar sistemas elétricos.
  • fazer testes e ensaios de sistemas e equipamentos elétricos.
Curso de comandos elétricos


2 Replies to “Entenda sobre manutenção elétrica preventiva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *